Tira-dúvidas

Os monossílabos e os encontros vocálicos

Os monossílabos e os encontros vocálicos

Na minha coluna desta quinta-feira vou fazer a revisão sobre os monossílabos e os encontros vocálicos.

Conforme a intensidade com que são pronunciados, os monossílabos podem ser classificados como átonos ou tônicos. Os monossílabos átonos são os pronunciados de maneira fraca. Exemplos: a, de, em, mas, e, nem, me, mim, te, os, as, o, uns, um, etc. Já os monossílabos tônicos são aqueles pronunciados de maneira mais forte. Exemplos: chá, pá, lá, dê, pé, nó, pôs, nós, só, etc.

Os monossílabos átonos não possuem autonomia fonética. Eles são palavras vazias de sentido e se apoiam na palavra anterior ou posterior. Exemplos: O menino olha os peixinhos do aquário. Os monossílabos o, os, do estão apoiados na palavra posterior. As crianças divertem-se pulando corda. Neste exemplo, o monossílabo se está apoiado na palavra anterior.

Os monossílabos tônicos possuem autonomia fonética. Exemplo: O sol brilha intensamente. Sol é um monossílabo tônico e tem significado sem se ligar a outras palavras.

Em relação aos encontros vocálicos, eles são encontros de vogais ou semivogais sem consoantes intermediárias. Os encontros vocálicos acontecem na mesma sílaba ou em  silabas separadas.

Eles são classificados em ditongo, tritongo e hiato.

O ditongo é a combinação de uma vogal mais uma semivogal ou uma semivogal mais uma vogal na mesma sílaba. Exemplos: pai, pão, mãe, leite, meu, água, quadra, etc.

O tritongo é o conjunto semivogal mais vogal mais semivogal dentro de uma mesma sílaba. Exemplos: iguais, averiguei, quão, etc.

O hiato é o encontro de duas vogais pronunciadas  separadamente formando sílabas diferentes. Sde (sa-ú-de), fsca (fa-ís-ca), cme (ci-ú-me), etc.

Na próxima semana iniciaremos a revisão sobre as regras de acentuação gráfica das palavras.

Um abraço.

Maru

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!