Nacional

Belo Horizonte e outras seis capitais brasileiras estão sem vacinar com segunda dose da Coronavac

Belo Horizonte e outras seis capitais brasileiras estão sem vacinar com segunda dose da Coronavac

De acordo com matéria publicada nesta segunda-feira (3) pelo G1, Belo Horizonte, Aracajú, Belém, Campo Grande, Porto Alegre, Porto Velho e Recife são as capitais do Brasil que permanecem com problemas no estoque de vacinas contra a Covid-19.

Nesse domingo (2) eram oito capitais com a imunização interrompida. Belém havia entrado na lista, apesar de ter recebido doses do Ministério da Saúde no fim de semana. Porém, as doses seguem em fase de distribuição e o cronograma será divulgado nesta segunda-feira pela prefeitura.

Os problemas nos estoques acontecem depois que o Ministério da Saúde recomendou que as vacinas guardadas para a segunda dose fossem usadas na primeira aplicação. O Ministro Marcelo Queiroga responsabilizou seu antecessor, Eduardo Pazuello, pelas interrupções.

"O atraso decorre da aplicação da segunda dose como primeira dose", afirmou Queiroga. "Logo que houver a entrega da CoronaVac, o problema será solucionado”, declarou o ministro. A liberação feita por Pazuello ocorreu em fevereiro e março.

O Ministério da Saúde já voltou atrás na recomendação e determinou que as cidades guardem os imunizantes para a segunda dose. A CPI da Covid-19 vai investigar o motivo da falta de doses nas capitais, segundo o Blog do Camarotti. O ex-ministro Pazuello será questionado porque não houve uma previsão confiável para a distribuição dessas doses.

Fonte: G1

Foto: Tony Winston/MS 

#belohorizonte #capitais #problemadeestoquedevacinas #covid19 #interrompida #ministériodasaúde #cronograma #prefeitura #ministro #marceloqueiroga #coronavac



Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!