Nacional

Brasil ganhou quase 1 milhão de microempreendedores individuais

Brasil ganhou quase 1 milhão de microempreendedores individuais
Desde o início da pandemia da Covid-19, o Brasil ganhou quase 1 milhão de microempreendedores individuais (MEIs). A informação foi divulgada pelo Portal do Empreendedor do governo federal e publicada pelo G1 neste sábado (14). Segundo os dados, no dia 7 de março, data do último balanço, eram 9,788 milhões de MEIs, quantidade que subiu para 10,775 milhões no dia 12 de setembro.

No acumulado no ano, o Brasil já ganhou mais de 1,3 milhão de novos microempreendedores, contra 1,2 milhão no mesmo período de 2019. O número atual de registros representa também um avanço de 14% na comparação com o patamar do final de dezembro. O MEI é um regime tributário simplificado, com isenção de alguns impostos, criado em 2009 para incentivar e facilitar a formalização de pequenos negócios e de trabalhadores autônomos.

São classificados como trabalhadores autônomos vendedores, cabeleireiros, pedreiros, entregadores de aplicativos e professores particulares. Com o registro, o profissional pode ter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), emitir notas fiscais e ter acesso a benefícios previdenciários como auxílio doença e aposentadoria. De acordo com o Ministério da Economia, os MEIs eram responsáveis no final de agosto por 55% do total de 19,289 milhões de empresas ativas no país.

O contingente de 10,7 milhões de MEIs já equivale a mais de um terço do número de empregos com carteira assinada no país, que no 2º trimestre reuniu 30,2 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Em paralelo, o Brasil perdeu 1,092 milhão de empregos formais no acumulado nos sete primeiros meses do ano.

Fonte: G1
Foto: Reprodução da Internet

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!