Nacional

Prova de vida por aposentados e pensionistas do INSS fica suspensa

Prova de vida por aposentados e pensionistas do INSS fica suspensa

O Governo Federal anunciou nessa quarta-feira (22) uma portaria suspendendo a realização da prova de vida por aposentados e pensionistas até dezembro. A informação foi divulgada pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni.

“O bloqueio de pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por falta da comprovação de vida ficará suspenso até 31 de dezembro. Não teremos nenhum beneficiário bloqueado por este motivo”, afirmou o ministro durante cerimônia de Modernização da Prova de Vida do INSS.

Ainda segundo Lorenzoni, mesmo com o alto risco de fraudes que a facilidade apresenta, a pasta chefiará uma “força-tarefa” para combater irregularidades. “É uma rotina na vida do ministério que será ampliada com o processo que iniciamos hoje”, declarou Onyx Lorenzoni.

Segundo ele, a checagem será feita e reforçada pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, que também auxiliou o governo a identificar fraudes no pagamento do auxílio emergencial. “Temos tecnologia e expertise para minimizar ao máximo as fraudes”, ressaltou o ministro.

De acordo com Onyx Lorenzoni  será feito “um cruzamento de informações para confirmar que o titular do benefício, nos 10 meses posteriores ao seu último aniversário, realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais ou cartórios notariais.”

Fonte: Agências

Imagem: Reprodução/Google

#governofederal #provadevida #suspensão #aposentados #pensionistas #ministériodotrabalhoeprevidência #ministro #onyxlorenzoni #inss #combaterirregularidades

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!