Nacional

Taxa de desemprego no Brasil se manteve em 14,7% no trimestre móvel encerrado em abril de 2021

Taxa de desemprego no Brasil se manteve em 14,7% no trimestre móvel encerrado em abril de 2021

A taxa de desemprego no Brasil se manteve em 14,7% no trimestre móvel encerrado em abril de 2021. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número tem como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e mostra que o contingente de desocupados mantêm o recorde registrado no trimestre encerrado em março.

O número de desempregados variou 3,4%, com mais 489 mil pessoas desocupadas, totalizando 14,8 milhões buscando um trabalho no país. Em relação ao mesmo período do ano passado a perda tem ritmo menor.

Entre as categorias profissionais, somente os trabalhadores por conta própria cresceram (2,3% ou mais 537 mil pessoas), totalizando 24,0 milhões. Os trabalhadores com carteira assinada no setor privado ficaram estáveis em 29,6 milhões no trimestre. Na comparação anual, porém, houve uma redução de 8,1% ou menos 2,6 milhões de pessoas.

Os empregados no setor privado sem carteira também ficaram estáveis (9,8 milhões). Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, foi registrada uma redução de 3,7%, com menos 374 mil pessoas.

A categoria dos trabalhadores domésticos foi estimada em 5,0 milhões de pessoas. Frente ao mesmo trimestre do ano anterior, esse grupo de trabalhadores reduziu 10,4%, menos 572 mil pessoas.

Os empregados do setor público ficaram estáveis em 11,8 milhões. Já o número de empregadores com CNPJ (3,1 milhões) manteve o recorde de menor contingente da série histórica iniciada no quarto trimestre de 2015.

A taxa de informalidade foi de 39,8% no trimestre até abril, o que equivale a 34,2 milhões de pessoas, não havendo variação significativa em relação ao trimestre anterior (39,7%).

Texto: Antônio Anderson (com Agência de notícias do IBGE)

Foto: Reprodução da Internet

#taxadesemprego #brasil #trimestre #abril2021

Veja também

Assine nossa Newslleter

Inscreva-se e receba nossas novidades e o resumo das notícias
da semana em primeira mão!